terça-feira, 7 de julho de 2009
Administração no Software livre
Bom este tipo de reação não queria provar e então resolvi participar a palestras menos especificas. Achei muito interessante a palestra que teve sobre segurança de dados no PostgreSQL. O palestrante, usou a frase “Safe Data Is Happy Data”(dado seguro è dado feliz) como referencia a toda apresentação. Em geral ele falou que a maiorias das soluções de sistema de banco de dados não se preocupavam com a segurança do lado de dentro do firewall (sistema de segurança), apenas utilizavam políticas de segurança no roteador, do servidor web, ECT. O palestrante informou que a despreocupação com a segurança interna è uma da principais causas do “dado infeliz”. Ele citou que cerca de 2/3 das invasões são internas, com roubo de dados por funcionários, ECT. Mas agora sempre interligando isso com meu foco, as empresas se preocupam muito com os ataques externos despreocupando-se do ataque internos voluntários o não. Por isso, não devemos confiar apenas em software ou hardware. Quando se trata de informação , segundo um artigo do WWW.vivaolinux.com.br, é necessário considerar quatro obstáculos que tem a mesma importância: a natureza, as pessoas, a tecnologia e os processos. Não adianta investir em apenas um deles , eles devem ter a mesma atenção. O autor destaca que a tecnologia, natureza e processos ate que não è um desafio tão grande, o maior desafio mesmo são as pessoas. Devemos ter alguns cuidados básicos com as atitudes das pessoas, muitas vezes são esquecidos ou ignorados. Encontrar senhas escritas e coladas no monitor, ou como o repasse de informações sigilosas em ambientes não seguros, como parada de ônibus, reuniões informais são situações muito comuns. Por isso, destaca o autor que, è fundamental contar com a colaboração das pessoas.
No FISL tivemos a visita do presidente Lula, no evento desde de manha expulsaram todos que estavam na área principal do evento. Toda a área de stands foi evacuada para averiguação completa da polícia com cães treinados. Eram pouco mais de 8000 mil pessoas em pouco minutos com um tratamento grosso, concordo com Marcelo Cavalcante, que no seu site descreve com detalhes. O objetivo era manter o presidente “seguro” para aparecer na TV durante sua “visita” ao evento, acho que eles conseguiram. Mas o resultado foi que apareceram 100 das 8000 mil pessoas presente no evento. Agora, Imaginemos que a organização do Lula fosse uma empresa, bom, se os segurança que evacuaram o local são o sistema de segurança da empresa, então fez seu trabalho a manter a empresa segura, mas minha pergunta é ....alguém se preocupou com a segurança das pessoas internas????
Obs.
Cada um de nos è um empresa, por isso, temos que aprender a ser bons administradores.
Abraços da Tomas
Recomendo:
http://marcelocavalcante.net/portal/
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Desafios-da-Seguranca-de-Informacao/
http://marcelokalib.blogspot.com/2008/04/procura-se-segurana-particular.html
http://stoa.usp.br/gnusp/weblog/20979.html
A FEBRABAN dá dicas importantes de como se proteger contra fraudes!
A segurança no uso do Internet Banking CAIXA
Para a CAIXA, segurança é prioridade também no Internet Banking CAIXA. O acesso é protegido por códigos de segurança e são utilizadas duas senhas exclusivas (Senha Internet e Assinatura Eletrônica). Isso garante ao cliente mais tranqüilidade nas operações realizadas pela web.
http://www.caixa.gov.br/seguranca/seguranca_internet_banking.asp
A segurança nas informações na internet é de extrema importância, principalmente quando se trata de transações bancárias.
O link acima mostra como a CAIXA cuida da segurança de seu Internet Banking.
Por Lucas Habib.
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Sugestões Para maio segurança em TI
Segurança em Ti
De acordo com a computer Security Institute (CSI), pesquisa realizada em 2006: 75%das pessoas pesquisadas reportaram incidentes de vírus, 32% detectaram invasões nos sistemas, tais acontecimentos se dão devido a falta de segurança em ti e as empresas também sofrem com a falta de segurança em TI, principalmente porque possuem informações muito valiosas em seus bancos de dados.
Devido a essa falta de segurança surgiram empresas no mercado especializadas em segurança em TI para empresas, como por exemplo a 'Interage' que oferece um produto chamado 'Gate pro', que visa proteger os sistemas de ataques de invasores.
Por Victor.
http://www.plugmasters.com.br/sys/materias/643/1/Seguran%E7a-em-TI
http://www.interage.com.br/gatepro_inicial.php
terça-feira, 30 de junho de 2009
A Segurança da Tecnologia da Informação (TI)

Segurança na Internet: dicas e investimentos

CURIOSIDADE: Cientistas descobrem truque que "abre" laptops

Informações encriptadas armazenadas em um laptop são mais vulneráveis do que se pensava, segundo pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que é possível recuperar dados -inclusive as chaves para decodificar informações encriptadas - dos aparelhos.
"O que descobrimos foi que a chave para a decodificação necessária para acessar os arquivos encriptados estava disponível na memória dos laptops", disse ele. "A informação estava disponível por segundos ou minutos."
Link com a reportagem na integra: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u378873.shtml
O imporante papel da criptografia na segurança de dados e informações!

Para se ter uma idéia da importância da importância da criptografia no mundo cibernético, que tem por conceito "mascarar" com o objetivo de proteger a informação, do modo que somente o destinatário consiga visualizar e entender aquele conteúdo. Para uma maior compreensão, necessitamos saber o conceito de criptografia, onde segue um tercho retirado da wikipedia:
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia. Nos dias atuais, onde grande parte dos dados é digital, sendo representados por bits, o processo de criptografia é basicamente feito por algoritmos que fazem o embaralhamento dos bits desses dados a partir de uma determinada chave ou par de chaves, dependendo do sistema criptográfico escolhido.
O texto na íntegra pode ser visualizado no endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia, e além disso, no site da gEDAbr possui um texto explicativo sobre chaves de encriptação "Saiba como garantir a segurança de dados, arquivos de projetos, e documentos legais", no link http://gedabr.projetos.etc.br/article/articleview/25/1/9 .
Cartilha de Segurança para Internet
